1 de nov de 2013

Harmonia (Café com brigadeiro)

(Café com brigadeiro)
- Moço, bom dia. O Senhor já experimentou café harmonizado com brigadeiro?
Parei. Era uma promotora dos famosos cafés Nespresso. Uma máquina, uma bandeja com várias cápsulas coloridas, uma pequena caixa com pequenos brigadeiros envoltos em um papel de doces avermelhados, uma garrafa de soda.
Confesso que a palavra brigadeiro chamou mais a atenção que o famoso café.
- Quer experimentar? Nem esperou a minha resposta e continuou.
- Escolha o tipo de café preferido. Temos todos estes aqui, mostrando-me várias cápsulas de cores diferentes.
- O mais encorpado. Sempre gostei de um espresso mais encorpado porque deixa um gosto duradouro na boca e o cheiro é mais agradável.
Ela escolheu uma cápsula verde, colocou na máquina, fechou e apertou. Ouvi até o barulho da cápsula sendo furada. Aos poucos o café caia na xícara descartável de material térmico. Vai um desconto ai. Já imaginou se ela tivesse de lavar e higienizar um montão de xícaras de porcelana?
Enquanto o café saia, ela preparava um copinho com soda e o brigadeiro.
Quando o café terminou de “espressar” ela retirou a xícara e perguntou.
– Adoçante ou açúcar.
- Obrigado. Prefiro puro. Na hora pensei: “Que coisa. Estragar o Nespresso com doce. Nem pensar”.
Ela explica:
- Primeiro o Senhor toma a soda. Depois toma o café. No intervalo dos goles pode comer um pedaço de brigadeiro ou no final. Como preferir. O importante é sentir a harmonia entre o sabor do café e do chocolate do brigadeiro.
Fiz exatamente como sugerido. A soda refrescou a boca e a garganta, o café deixou seu aroma ser sentido pelas narinas e o gosto marcou a boca. Uma sensação muito boa. Cada um dos três goles parecia ser diferente do outro.
Quando terminei, me entregou o brigadeiro.
Já conhecia a dupla “café com brigadeiro”. Mas fiz como se fosse a primeira vez. E era. Com aquele conjunto de sabor, proporcionado pelo Nespresso e complementado pelo brigadeiro era uma novidade.
Andei pelo local mais um bom tempo e aquela experiência ficou marcada.
Precisei conter a vontade de comprar uma máquina de Nespresso. Afinal, tenho em casa uns 3 tipos de grãos diferentes e não quero perdê-los e muito menos deixar de ter o cheiro de café moído toda manhã.
Mas a harmonização do café com chocolate não é novidade. Já começa pelo famoso Café Capuchino. O que muda é a adição do leite para “quebrar” um pouco da acidez, destacar o sabor do chocolate e proporcionar aquela espuma. Além do doce.
Fica a dica. Algumas cafeterias perguntam qual acompanhamento prefere para o seu espresso. Normalmente tem biscoito ou um pedacinho de chocolate. Experimenta o chocolate. Não precisa ser Nespresso. Pode ser o espresso comum.
Matosinhos. Novembro, 01 2013.



















Nenhum comentário:

Comments system

Disqus Shortname